To feliz!

16 dezembro 2010

Ontem fiquei sabendo qual seria a minha turminha do proximo ano. To emocionada, feliz! Amei!
Como professora tenho como meta oferecer oportunidades aos meus alunos em que seja possivel vivenciarem a solidariedade, o respeito ao proximo, às diferenças. 
E este ano novamente poderei fazer isso de uma maneira mais intensa: terei uma aluna com Down. 
 



 
 
 
Não, eu nào acho legal alguem ter down, pelo contrario, sei das dificuldades, das limitações, dos problemas de saude. O que me deixa feliz é poder fazer parte de um momento especial para os pequenos.Meus alunos terão todos os dias a possibilidade de exercitarem o respeito às diferenças, aos limites.
Na idade deles (2 anos) ainda não sabem o que é ser diferente, nao tem preconceitos. E ai é que esta a vantagem: irão crescer, passar pela educaçao infantil com uma coleguinha que, apesar das limitações, é como eles... Ser diferente, será normal.  Afinal, quem não tem suas dificuldades?
 



 
Tambem poderei, quem sabe, tornar alguns pais mais tolerantes com as diferenças, ja que muitos não tiveram orientaçao neste sentido. Crianças especias frequentando salas comuns não é algo que sempre aconteceu, pelo menos não na maioria das escolas. Então, é normal  ver pais preocupados com a possibilidade de seus pequenos conviverem com "aquela criança com probleminha" ...
Atribuo a isso a ignorancia, ja que eles não tiveram a oportunidade de conviver e entender que TODO MUNDO é diferente... E será um privilegio oferecer esta possibilidade atraves de seus filhos.
 
Ja tive outras crianças especias, mas nunca uma com sindrome de down.
É, ja to ansiosa, pesquisando e pensando como farei, o que farei...isso por que só irei começar com a turma no dia 03 de fevereiro...
Bjs, ate mais!

3 comentários:

Ana Paula disse...

Sabia que a profissão de professora é uma das mais sublimes que existe? E você sabe por quê? Justamente por isso tudo o que você acabou de escrever no seu post.
Promover o conhecimento, a interação, aniquilar a ignorância e o preconceito das pessoas...
Considere-se vencida nessa sua missão querida! Se veio para suas mãos, é porque és competente nessa área.
Desejo-lhe muito sucesso, viu fessora?
Beijocas fraternas.

Unknown disse...

eu tb acho uma das profissões mais sublimes q existe! fico babandoo qndo vejo vc fazer os semanários, preparando aquelas coisas legais td, o jeito q fala deles, oo jeito q eles te tratam... oun, td de boom! ahh, e com certeza , a sociedade tem q aprender a incluir eles com respeito, pq ser diferente é normal =D

lilly disse...

olhe, ha criancas down extremamente inteligentes.
já outras sao bem dificeis de comunicar.
eu conheço das duas.
um deles, que é muito alegre e esperto, foi coroinha junto com meus filhos.
quando meus filhos nao queriam participar da missa ele vinha e com jeitinho pedia: ahhh meu amiguinho, vamos trabalhar pra jesuss!!!!
nao é lindo???
aquele menino é uma dadiva para todos.
para vc vai ser um desafio.
mas esta é SUA VOCAÇAO E NAO SUA PROFISSAO!!!!
vc tira d e letra
bj

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB