Dengue, se cada um fizer sua parte....

30 dezembro 2010

Hoje minha casa foi nebulizada com aquele veneno contra o mosquito da Dengue. Temos a confirmação de um caso no quarteirão e esta é uma das medidas a serem tomadas. 
E aí eu me pergunto: quando as pessoas irão entender que pra resolver este problema tem muito pouco pra se fazer... É só cuidar de seu quintal, não jogar lixo em terrenos vazios (nem pela janela do carro) e deixar o poder publico fazer sua parte. Sim, ainda existem pessoas que não autorizam a entrada dos agentes de saude, se irritam com as orientações que recebem em caso de serem encontrados focos em sua residencia. 
Como educadora, sempre trabalho o tema com os pequenos. Podem não entender a dimensão do problema, mas são excelentes multiplicadores, tudo que escutam repetem. E nada como incutir em suas cabecinhas bons habitos e condutas. 
Mas...infelizmente, nem sempre são bem recepcionados em casa. Quando peço um retorno de como foi em casa, se tinha agua parada, o que fizeram, geralmente escuto um dizendo que a mãe ou pai reclamou que tem mais o que fazer, não tem tempo de ir atras de "dengue". 
Eu sei que é cliche, mas nunca é demais lembrar que ensinamos muito mais pelas atitudes que pelas palavras. 
 Como exigir do poder  publico algo que não cumprimos? Não estou com isso dizendo que fazem tudo oque deve ser feito, de jeito nenhum, falta muita coisa. 
Mas meu bairro, por exemplo, não tem terrenos vagos abandonados. É noventa por cento residencial. E temos um caso confirmado. De quem é a culpa? Onde esta o criadouro? Todas as casas foram visitadas?
Só no meu quarteirão, hoje, durante o "fumace" vi duas casas fechadas. Quem viajou tomou as providencias para evitar criadouros? 
Eu faço a minha parte, mas e se o vizinho não fizer? Um mosquito pode picar 20, 30, 40 pessoas, podendo voar ate 1 Km. Então nada garante que eu não serei infectada se eu cuidar do meu quintal e alguem que mora a 3 quarteiroes mantiver seu criadouro...
Estou realmente muito preocupada, ja vi  de perto o que a Dengue pode fazer a uma pessoa. Uma amiga muito proxima teve a uns dois anos atras. Uma fortaleza que nunca se abateu com nada, ficou um trapo. Se recuperou, mas nunca mais esqueceremos.
Para relembrar e tirar duvidas, consulte: Cetesb, Netluz e Diario de Biologia.

Vale relembrar e divulgar. Quero 2011 sem dengue!
Clique para ampliar

0 comentários:

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB