Possibilidades para inclusão de portadores de necessidades especiais!

05 fevereiro 2011

Aderindo a campanha da Caixa que conheci no blog da Bia, vou falar um pouquinho da mniha experiencia com crianças portadoras de deficiencia e necessidades especiais.

Eu não tenho especialização, não fiz curso para ser professora "especial". No entanto, quando surgiu na escola um caso, o acaso me levou ate ele. A professora titular  foi convocada a prestar serviços em outro departamento e eu fui convidada a assumir a sala. Ja sabendo do caso, fui para a escola "preparada" psiclogicamente para lidar com a situação da maneira mais profissional. 
Foi nesse dia que tive certeza de que sou professora de coração e não de profissão... 
Me senti pequena, incapaz, ignorante e vi o quanto precisava aprender, estudar. Percebi o quanto um gesto, um sorriso são importantes e o quanto podemos dizer ou expressar atraves de um olhar. Este meu aluno não falava, estava perdendo os movimentos do membros inferiores e superiores, voltou a usar fralda (tinha 5 anos). Descobriu-se uma doença degenerativa rara e anos depois ele faleceu. Foi o meu primeiro aluno especial. Vieram outros, muitos outros e com cada um aprendi ainda mais.
Acho que o mais importante de tudo na inclusão, principalmente com crianças, é a oportunidade que temos de mostrar a elas, desde pequeninas, que somos diferentes sim. E que as diferenças nos tornam unicos, especiais. Eu sempre destaquei para meus alunos que TODOS nós temos dificuldades, que tem alguma coisa que não conseguimos fazer direito e isso não nos torna incapazes, mas sim nos da a oportunidade de trocar com o colega, aprender com o outro. Ter uma criança especial na turma não é facil, mas possibilita o crescimento humano de todos, cada aluno ou aluna sai desta experiencia com um  aprendizado que escola nenhuma, curriculo nenhum sera capaz de transmitir.
Sou a favor da inclusão sim, apesar de muitos professores não estarem preparados (eu nunca fui...), faltarem recursos materiais e humanos nas escolas (professores auxiliares, estagiarios, material pedagogico adequado, espaço fisico adaptado, apoio de outros profissionais). É um assunto complexo e delicado, mas que não pode ser evitado.
Esta é a minha experiencia como professora de Educaçao Infantil, ainda tenho muito a descobrir...



Minha aluna especial deste ano ainda não começou a frequentar, então, logo que isso acontecer, conto tudinho aqui, ok?

6 comentários:

Bia Jubiart disse...

Bom dia Márcia!

Engraçado é que o governo cria projetos, implanta e depois vai pensar, na capacitação (quando tem), fazem tudo pelo avesso. E a maioria das escolas, pelo menos aqui no interior do Estado, não estão preparadas para receberem alunos especiais... Infelizmente.

Um fim de semana relax p/ você.

Beijoooooooooooooooooo

Pandora disse...

Certo, estarei esperando, também tenho uma aluna com necessidade especial em minha sala de aula de educação infantil e é uma aprendizagem continua, ela tem suas limitações, mas quem não tem néh???? Convive com as outras crianças na paz, aprende no tempo dela, cresce no tempo dela e a gente vai aprendendo na prática o que é Educação Especial. Acho, talvez tenha certeza, que na faculdade ou no Magisterio deveria haver diciplinas dedicadas a educação especial, a essa realidade, curso de libras, braile, sei lá, algo voltado para essa realidade.

Pandora disse...

Ah, obrigada por sua participação, obrigada mesmoooo!!!! E compartilhe sua experiencia, estarei aqui atenta para aprender, pq sim, a julgar por essa postagem, vc tem muito a ensinar \o/

orvalho do ceu disse...

Olá, querida Márcia
Se lhe servir como incentivo, o mesmo me sucedeu há quase 40 anos atrás...
Hoje, já aposentada, posso lhe dizer, com firmeza d'alma: foi a melhor de todas as lindas experiências que tive!!!
Bela participação da sua experiência de vida!!!
Bjs de inclusão

Adriana Alencar disse...

Olá! Vim agradecer o comentário na postagem no blog Uma Pandora e sua caixa e conhecer o seu espaço. Adorei! O layout é muito simpático, os seus assuntos são muito interessantes e bem escritos, estarei sempre passando por aqui!
Beijo
Adri

lilly disse...

marcia, vc escolheu entre as profissoes , uma das mais dificeis
e ainda escolheu ser professora de criancas especiais.
é muito trabalho, amor e dedicaçao.
vc é daquelas que tem alma de educadora.
admiro muito pessoas assim.
pois tb conheco os que sao professores de profissao.
que so levam seu $$$ no fim do mes e nao tem comprometimento.
parabens

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB